Neste dia especial, a Palavra de Deus nos convida a refletir sobre o chamado cristão de transformar o mundo com autenticidade e fé. As leituras deste dia destacam que, em Cristo, todas as promessas de Deus encontram sua realização, e nós, como discípulos, somos chamados a ser sinais concretos de esperança, sabor e luz para toda a humanidade.
Leituras: 2Cor 1,18-22 / Sl 118(119),129.130.131.132.133.134.135 (R. 135a) / Mt 5,13-16
Cor: Verde
PRIMEIRA LEITURA
Primeira Leitura (2Cor 1,18-22)
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios
Irmãos, 18 eu vos asseguro, pela fidelidade de Deus: O ensinamento que vos transmitimos não é “sim-e-não”. 19 Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós – a saber: eu, Silvano e Timóteo – pregamos entre vós, nunca foi “sim-e-não”, mas somente “sim”. 20 Com efeito, é nele que todas as promessas de Deus têm o seu “sim” garantido. Por isso também, é por ele que dizemos “amém” a Deus, para a sua glória. 21 É Deus que nos confirma, a nós e a vós, em nossa adesão a Cristo, como também é Deus que nos ungiu. 22 Foi ele que nos marcou com o seu selo e nos adiantou como sinal o Espírito derramado em nossos corações.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO
Responsório Sl 118(119),129.130.131.132.133.134.135 (R. 135a)
– Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!
– Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!
– Maravilhosos são os vossos testemunhos, eis por que meu coração os observa!
– Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos
– Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.
– Senhor, voltai-vos para mim, tende piedade, como fazeis para os que amam vosso nome!
– Conforme a vossa lei firmai meus passos, para que não domine em mim a iniquidade
– Libertai-me da opressão e da calúnia, para que eu possa observar vossos preceitos!
– Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo, e ensinai-me vossas leis e mandamentos!
EVANGELHO
Evangelho (Mt 5,13-16)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celeste!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 13 “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15 Ninguém acende uma lâmpada, e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa. 16 Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
REFLEXÃO
Neste dia especial, a Palavra de Deus nos convida a refletir sobre o chamado cristão de transformar o mundo com autenticidade e fé. As leituras deste dia destacam que, em Cristo, todas as promessas de Deus encontram sua realização, e nós, como discípulos, somos chamados a ser sinais concretos de esperança, sabor e luz para toda a humanidade.
Primeira Leitura: 2Cor 1,18-22
São Paulo, em sua carta à comunidade de Corinto, recorda que a mensagem do Evangelho não é ambígua, mas um claro e definitivo “sim” em Jesus Cristo. Todas as promessas de Deus se cumprem Nele e, por meio Dele, respondemos “amém” para a glória do Senhor. Paulo destaca ainda que é Deus quem confirma nossa fé, nos unge, nos marca com seu selo e nos concede o Espírito Santo como sinal vivo em nossos corações. É a certeza de uma presença fiel, que sustenta e fortalece a caminhada cristã.
Evangelho: Mateus 5,13-16
No Sermão da Montanha, Jesus nos chama a ser o “sal da terra” e a “luz do mundo”. O sal dá sabor, preserva e transforma. Se perder sua essência, perde o sentido. Da mesma forma, a luz foi feita para iluminar, para ser colocada em lugar visível e não escondida. O cristão é chamado a irradiar a luz de Deus através de suas atitudes, tornando-se testemunho vivo do Evangelho, de modo que todos, ao verem suas boas obras, glorifiquem o Pai do Céu.
Reflexão: Ser Sinal de Esperança e Testemunho no Cotidiano
A Terça-feira da 10ª Semana do Tempo Comum é um convite para relembrarmos quem somos e a missão que recebemos: dar sabor ao mundo com nossa fé e iluminar a vida daqueles que nos cercam. Em tempos de indiferença ou escuridão, somos chamados a não esconder o dom recebido, mas a vivê-lo plenamente, deixando que a luz de Cristo brilhe em nossas escolhas, gestos e palavras.
Deus nos confirma e nos envia, marcados pelo Espírito, para que sejamos testemunhas autênticas do amor, da justiça e da verdade. O mundo tem sede de sentido e esperança. Ao viver como sal e luz, nossas boas obras não buscam aplausos, mas levam as pessoas a enxergar e louvar a bondade do Pai celeste.
Que neste dia, renovados pela Palavra, possamos irradiar o amor de Deus com simplicidade e coragem, tornando o Evangelho visível na vida cotidiana.
