No coração desta memória, somos convidados a contemplar o mistério da reconciliação e misericórdia, nevrálgicos da vida cristã. Moisés, capaz de ver a terra prometida, conclui sua missão com serenidade plena. Jesus, por sua vez, nos desafia a perdoar sem medida e a viver a fraternidade baseada no amor verdadeiro. Que a liturgia de hoje reacenda em nós o desejo de ser sinais vivos da reconciliação divina, vigilantes e disponíveis ao perdão.
Primeira Leitura
Josué 3,7-10a.11.13-17
Naqueles dias, o Senhor disse a Josué: “Hoje começarei a exaltar‑te diante de todo Israel, para que saibam que estou contigo como estive com Moisés.
Ordena aos sacerdotes que levam a arca da Aliança: quando chegardes ao Jordão, ficai parados ali.”
Então Josué disse ao povo: “Aproximai-vos e ouvi a palavra do Senhor vosso Deus. Nisto sabereis que o Deus vivo está no meio de vós. Eis que a Arca da Aliança vai atravessar o Jordão diante de vós.
Logo que os sacerdotes tocarem as águas com os pés, estas se dividirão… o povo atravessará a seco, com Deus no meio.”
Salmo Responsorial
Salmo 113A(114),1-2.3-4.5-6
R.: Aleluia, aleluia, aleluia!
- Quando Israel saiu do Egito, e os filhos de Jacó se libertaram…
- O mar viu e fugiu; e as águas do Jordão se afastaram;
- as montanhas saltaram como carneiros, e as colinas como cordeiros de ovelhas.
Evangelho
Mateus 18,21-19,1
Pedro perguntou: “Quantas vezes meu irmão poderá pecar contra mim, para que eu o perdoe? Até sete vezes?”
Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete…” E contou a parábola do rei que perdoou uma enorme dívida, mas o servo perdoado não foi misericordioso com seu companheiro. “Assim fará também meu Pai celestial convosco, se de coração não perdoardes, cada um.”
Logo depois, Jesus partiu daquela região.
Meditação sobre as Leituras
No deserto, Deus caminha à frente de Josué e de seu povo, abrindo caminho e revelando-se poderoso e fiel. O salmo canta o agir de Deus que se manifesta quando Sua presença é acolhida. No Evangelho, somos chamados a viver o amor misericordioso e incondicional — mesmo quando a contrapartida é mínima ou negativa. Somos, por essência, perdoados e, como filhos, chamados a estender esse perdão, reconhecendo Deus presente em cada gesto de reconciliação.
Oração Final
Senhor Jesus,
dá-nos um coração sincero, capaz de perdoar sem medidas, como o Pai tem feito conosco.
Que possamos acolher-te no meio de nossas relações, confiar em tua fidelidade e viver na alegria do perdão.
Amém.
